Parte 2: Game over para os problemas

Olá, PessoALL!

Minha amiga reclamou, que meu post anterior estava muito com cara de diário... ela estava esperando um manual de auto ajuda, mega power, plus easy para os problemas... Foi praticamente um bullying virtual.... XD

Nota: Sorry pra você que esperava outra coisa no post anterior, esse de hoje é bem diferente! mas tem horas que é assim mesmo... Por isso eu uso as TAG Off Topic e Delegada, quando algo é mais pessoal. Oras bolas... TAGs servem pra isso! ;-)

Mas voltando.... quando os problemas batem a porta, a gente precisa mesmo de fazer um "GAME OVER" neles. O que fazer?

Infelizmente uma  grande fórmula NÃO EXISTE. 

Mas eu gosto de trazer para a vida, algumas coisas que aprendi com Gestão de Projetos. 

1. Admita o problema
A maioria das pessoas simplesmente IGNORAM o problema. Não querem encarar a difculdade, não querem falar com o chefe ou marido. 
Fazem o típico "Tapar o sol com uma peneira" ou o clássico "empurrar com a barriga".  Nem preciso dizer que essas duas opções não levam a lugar nenhum,  né? 

Não sei se acham que magicamente tudo será resolvido... mas a maioria faz por medo, receio de admitir o problema. Parece tão mais fácil fingir que não está vendo... #enganaasimesmo

Bom, não posso deixar de falar que nesse ponto encontraremos os oportunistas e preguiçosos. Que só tem um objetivo com o problema: deixar que alguém resolva por eles.  Impressionante como alguns têm Doutorado na arte de enrolar! 

2. Dimensione o problema

Tem muita gente que vira expert no assunto,  um vidente,  um sabichão e tem opiniões para tudo.
Uns vão achar seu problema pequeno, outros vão achar que é grande,  outros vão achar que nem é problema! 
Eu gosto de dizer que problemas são como as dores,  cada um sabe a sua e seu limite para suportar no dia a dia. 

Nesse ponto eu gosto de lembrar: se você está cansado,  chateado,  cabisbaixo... pare tudo e vá se divertir.  O problema não irá fugir e com essa emoção,  tudo parecerá mais difícil do que realmente é. 

Tome um café, dê uma volta,  leia,  converse.... o ser humano tende a exagerar,  a se fazer de vítima,  a pedir de maneira muda compaixão e atenção... Eu hein,  mais problemas?  Respire, Respire....

Essa técnica inclue a mentalização de sexta,  sim. A mente é tudo.  Se eu disser,  NÃO PENSE NUMA MAÇÃ,  tenho certeza que mesmo por frações de segundos você precisou pensar numa maçã, vermelha,  cheirosa e saborosa e daí dizer para o cérebro não lembrar mais dela. 

Quando o bicho estiver pegando, se concentre num passo por vez. 
 Como num exercício para o ouvido: pegue uma música e tente identificar um instrumento por vez. 


3. Entenda e analise o problema
Parece óbvio, mas não é.
Questione sobre o problema, quanto mais entender,  melhor,  traz segurança. Sem saber o que é, será como dar tiros no escuro. Pode ser que dê certo,  pode ser que não.

- Quem é afetado pelo problema?
Vale lembrar que consequências teremos se o mesmo não for solucionado.  Quem será prejudicado? Quem será beneficiado? 

- Quando e como começou? 
Importante que não é a questão de encontrar um culpado,  pois muitos se acomodam nessa frase "a culpa eh do fulano" e se omitem nas soluções. 
Nesse ponto,  estamos buscando uma causa,  especialmente se o problema for  classificado como médio ou grande,  pode ser que esteja escondendo muito mais. 

- Prós e contras
Quem falou que todos os problemas são ruins? 
Por vezes pode ser um simples alerta,despertar, para que as pessoas visualizem novas oportunidades de crescimento. 

E por último...

4. Resolva o problema

Uma vez conhecido,você pode explorar soluções para o problema. 

Pode ser que a solução do momento seja ESPERAR. E isso não significa que você fracassou,pois afinal, nem tudo tem como fazer mesmo..Pelo menos, não hora marcada.  

SORRIA. Antes de aprender a falar você já sabia sorrir.  E a vida fica melhor com bom humor. 

CONVERSE.  Nem todos gostam de trocar idéias com terceiros, mas aqui vale uma conversa consigo mesmo também. 

ESCREVA.  Anote as idéias para por em prática a solução,   estabeleça uma ordem, uma data e mãos a obra. 

PEÇA AJUDA.  Você não é o superman... portanto, pedir auxílio não é nenhum ato vergonhoso,é natural para quem deseja aprender e crescer.  Só não vá fazer o outro de muleta,  hein!

PENSE FORA DA CAIXINHA. Isso mesmo,  problemas iguais podem precisar de soluções diferentes.  Só porque uma solução dá certo na anos,  não significa que dará certo sempre.  E nem sempre a solução óbvia éa melhor.

AGRADEÇA. parece estranho,  mas a gratidão é um sentimento nobre e forte. Sempre vai haver alguém com mais problemas que você e se você chegou aqui... Parabéns! 
.

Beijos e boa noite! 

Comentários

  1. Ameei! E como diz o Medrado "O q não tem solução, solucionafo está!!" :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ;-)