Líder, eu?? E agora, como liderar uma equipe???


Oi, PessoALL!



Era uma vez uma desenvolvedora Java, dentro de uma equipe..... E um dia surgiram novos projetos e a equipe precisou aumentar....

E então, comecei a fazer entrevistas para selecionar os profissionais....

Documentava itens do projeto... Acompanhava os júniores....

Dava um suporte geral para e equipe na parte de negócios...

E então.... já estava liderando a equipe de desenvolvedores, sem nada oficial, as responsabilidades aumentaram e o valor/hora não... rsrs.... mas agora dentro do barco é preciso velejar!!!!



Então Líder.... E agora, como fazer?



Foi errando e aprendendo que cheguei a algumas conclusões que sendo as mais acertadas ou não, fez eu chegar aonde estou e ser reconhecida pelo bom trabalho (e assim, sempre crescendo!).

Tenho amigos, que pela competência, também estão nesse ponto - Ser um Desenvolvedor e/ou Liderar / Coordenar uma equipe?

São caminhos bem distintos, mas enquanto as coisas não se separam de vez.... é melhor conviver bem com as duas profissões. Então faça o seu melhor.



Alguns Pontos Importantes:



- Acredite em você, se você chegou nessa posição, é porque alguém apostou em você. Agradeça isso e agarre a oportunidade até o momento de escolher um ou outro lado.



- Conheça a sua equipe por si só, esqueça a opinião alheia e não tire conclusões precipitadas. As pessoas trabalham e respondem diferentemente diante a pessoas que são os seus superiores.



- Escolha uma metodologia de gerenciamento de projetos, que melhor adapte a sua equipe. Para um dos projetos, nós escolhemos o Scrum e as coisas caminharam bem no geral. Afinal, essa liderança é justamente para fazer o projeto andar



E o que faz a diferença???



- Respeite o outro. É regrinha essencial, que vira e mexe a gente esquece de aplicar em novas vidas profissionais e pessoais. As pessoas tem personalidades individuais, valores pessoais e uma história antes de chegar na sua equipe, o que vale é o seu lado profissional.



- Ouça com atenção a opinião de cada um dos profissionais de sua equipe, sempre que for necessário, reserve um tempo do seu dia para isso, seja ele Júnior, Pleno, Sênior ou mesmo superior. Elas podem conter verdades que nem sempre vemos.



- Lembre-se: Não somos psicólogos, não precisamos saber da vida inteira das pessoas para saber quando elas estão bem ou mal, observe os detalhes, e se não deseja saber dos problemas do dedinho do cachorrinho da vizinha do profissional da sua equipe, seja educado e estabeleça o limite do relacionamento profissional.



- Avalie o desempenho de cada profissional. Seja por um software ou uma simples planilha de Excel, anote as qualidades e pontes fortes de cada um., anote também os pontos fracos, isso pode ser útil ao precisar redimensionar uma equipe e/ou replanejar uma entrega. Nem sempre os profissionais tem auto-conhecimento de sua capacidade profissional, o líder pode auxiliar no encaixe melhor do mesmo dentro da equipe.... mas não somos "pais" de ninguém. =)



- Afinidade versus Conhecimento: Se uma equipe não tem "liga", ela dificilmente vai funcionar. Se tem panelinha, dê um jeito de desfazer. A equipe precisa se complementar, os conhecimentos precisam ser compartilhados, se eles se comunicam bem, as "puxadas de tapete" serão menores.



- União da equipe. Nesse ponto vale café da manhã, amigo chocolate, almoços de aniversários, happy hour em bares....Quando um da equipe acerta é a equipe que acertou, se um erra é a equipe quem errou. Todos precisam trabalhar juntos para o melhor resultado. Aqui não estou falando de amizade, embora, numa equipe legal, sempre acaba tendo uma amizade boa entre algumas pessoas, mas a partir do momento que se tem simpatia pelo o outro colega de trabalho (afinal, são mais de 8h juntos diariamente), é mais fácil a troca de conhecimento.



- Segundas chances. Todos somos passíveis de errar, quando alguém pisar na bola, dê uma segunda chance. Mas observe os abusos, as folgas dos profissionais e acompanhe o desempenho.



- Oportunidade de crescimento. Nem sempre está em suas mãos a decisão por uma mudança, mas se o profissional valer a pena, dê uma força e uma voz com a gerência.



- A cobrança. A vida não é maré de rosas, tem que cobrar sim as tarefas que foram previstas para cada um. Tem que elogiar quando merece, tem que criticar quando é preciso. Você precisa fazer o projeto andar, de uma maneira ou de outra. Eu diria que é até ético avisar o profissional quando o mesmo não está se encaixando na equipe, mas cuidado, seja profissional, preste atenção para não desmotivar o profissional.



-A hora de mandar embora. Não é uma das coisas mais fáceis, mas às vezes é a melhor solução. Não tenha medo, converse com o profissional e siga em frente.



Mas como definir o perfil de uma pessoa?

Vale a pena algumas perguntas:

- O que a pessoa tem prazer em fazer?

- O que ela responde/ rende mais rápido?

- O que a estimula a crescer?

- Onde ela investe seu conhecimento profissional?




O que já vacilei, mas aprendi a lição:

- Siga a sua intuição.

- Não acredite "piamente" nas pessoas.

- Teste você muitas vezes o que foi feito, especialmente se não houver um Analista de Testes, ou estabeleça pessoas de confiança para testar a parte funcional com vontade. Sobre os testes unitários, sua equipe pode resolver.

- Se uma pessoa tem perfil técnico, não adianta dar especificação para ele fazer.... Cada macaco no seu galho, mesmo!

Acredito que com esses pontos, você fará seu trabalho render bem e sua equipe mais satisfeita....

Obrigadaaaaaaaaaaa
























Comentários

  1. Muito legal Renata! parabéns!!
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá Delagada, que sugestão me daria para liderar um profissional com um patamar e potencial evidentemente acima do meu?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Anônimo!

    Acredito que acima de tudo, devemos buscar estar aprendendo sempre, a cada dia, sem medo de errar e começar de novo quando for necessário.

    Se você chegou ao cargo de liderança, algo diferente dos demais profissionais existe e não é a toa....

    Já ocorreu de ter na equipe, pessoas com mais conhecimentos técnicos do que eu. Eu segui a seguinte linha: Respeitar, ouvir as diversas opiniões, respeitando o outro, suas chances de ser respeitado são grandes.

    Eu acredito numa liderança mais cooperativa/colaborativa, se todos estiverem unidos para um mesmo fim, os projetos fluem melhor e naquela hora que precisamos impor uma decisão: Ser enérgico, sim, mas com educação.

    Espero que ajude!
    Obrigada pela visita e até mais!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ;-)