Projetos de Vida: As Metas

Olá, PessoALL!!!

Com relação ao Post Anterior Projetos de Vida, alguns me questionaram sobre as metas, pois não são fáceis de se fazer, para afinal montarmos nossos projetos de vida. Transcrevo pra vocês, algumas informações que obtive em palestras, cursos e experiência de vida.

Afinal...O que é uma meta?
Meta é um marco, um limite, é como um desafio, algo que se pode realizar, uma etapa a ser atingida dentro de um objetivo, no seu todo ou em parte.
O objetivo é algo maior, é o sonho,uma visão, um sentimento, que não tem prazos específicos.

Por exemplo, o meu objetivo é me tornar  um dia uma Gerente de Projetos de sucesso em uma grande empresa.

Mas como eu chego lá? Com as Metas, é claro!!!
É definindo os passos que precisarei dar, os prazos que cada meta deverá concluída, para que eu possa chegar na outra meta e na outra até alcançar o meu objetivo maior!

E como definir Metas de maneira eficaz?
De várias dicas que li a respeito de definição de metas, essas foram as mais interessantes:

- Meta precisa ser ESCRITA: Assim, a meta se torna concreta, palpável, recebe um senso de realidade. Você pode lê-la quantas vezes forem necessárias para se lembrar, para modificar se necessário, é como um mantra, uma repetição constante para fixar e você saber: Isso é importante pra fazer! E com o item seguinte, você verá se está cumprindo as metas ou não...



- Meta precisa ter PRAZO FIXO: Se você não estipula um prazo, uma data para cumprir a meta, ela não é meta, é uma mera intenção de fazer, de conseguir, de realizar.

O cérebro não entende "Algum dia", ele entende datas, "29/09/2011". Seja prático e pense assim, se você diz: "Algum dia eu vou visitar minha avó" e sua avó ouve essa sua afirmação, ela vai ficar pensando: "Quando? Amanhã? No fim de semana que vem? No Natal? Ou no cemitério quando eu morrer?". As possibilidades são muitas... portanto... estipule prazos!!! ( E cumpra-os!!!!)

-Meta precisa ser PLANEJADA e PRIORIZADA: Parece óbvio e as vezes estranho de dizer, afinal você usa metas para planejar sua vida, sua carreira, seus relacionamentos....
Você coloca como objetivo no papel: "Quer ter um namorado, bonito, legal, divertido". E tá pensando que ele vai bater na sua porta, porque viu nesse post aqui e achou que era ele o escolhido???
Se liga!!! planeje sair uma vez por semana/mês e aventure-se, novos lugares, novas pessoas, reviver networking, usar a tecnologia ao seu favor... Não vá procurar um namorado sério numa baladinha de matinê, né?
E cuidado com os choques de prioridade e acabar sem saúde, sem vida, sem namorado, sem amigos e família rsrs



-Meta precisa ser RECOMPENSADA: Ao cumprir uma meta, elogie a si mesmo, isso ajuda e muito na motivação e saber que é apenas mais um degrau da sua escadaria até seu objetivo!!! Não precisa ser dinheiro, é preciso reconhecimento!

-Meta precisa ser ALCANÇÁVEL e DESAFIADORA: Entre o tempo que você tem, os recursos financeiros, o seu conhecimento, o apoio.... Você não acha que vai conseguir Voar né? Sem asas, paraquedas ou avião....não dá... ainda não. A meta não pode ser muito fácil - pois não motiva, nem muito difícil - que desanima totalmente.

No fim de tudo, com ESFORÇO, DEDICAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO (sim saiba administrar as barreiras, os obstáculos com um bom jogo de cintura) você chega lá!!!

Beijos e até a próxima!!!

 

Comentários

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ;-)