Road Map - Parte II

Olá, PessoALL!!!

Atendendo a pedidos, vou explorar mais um pouco o seguinte assunto: Road Map - O que eu vou ser quando eu crescer? Sim, estamos falando de carreira profissional!

Há um tempo atrás, eu postei sobre o assunto. Confira aqui! E depois surgiram várias conversas entre amigos e mesmo desconhecidos, quando respondi um post no fórum do GUJ.

Road Map, afinal o que é?

Esse termo é bastante conhecido pelos CIO´s e Arquitetos dentro de médias e grandes empresas. A função do Road Map é comunicar a toda uma empresa como a evolução de TI ocorrerá ao longo de um período (3 a 5 anos).

E não abrange apenas a área de TI não, o documento do Road Map de uma empresa deve comunicar com clareza quando e como as demandas serão atendidas, para evitar o efeito "Padaria", onde todo mundo quer, na hora as coisas, tal como se fosse um pãozinho e 300 gramas de presunto e queijo!

É um momento de avaliar e demonstrar se o dinheiro aplicado na área de TI realmente valeu a pena e trouxe benefícios para a empresa. É importante para dar prioridade e evitar desperdícios....

Eu não sou CIO da empresa, o que isso tem a ver comigo?

Bom... tudo! Se você é da área de TI e não sabe para a onde a empresa está indo, quais as expectativas do futuro, será que você está no lugar certo? Será que a empresa está interessada em todos aqueles cursos e conhecimentos que você tem? Será que vão lhe deixar trabalhar e crescer, ou vai ser sempre um "Bombeiro", apagando incêndios por aí?

Pois é.... tá perdido? Então vamos lá....

E antes mesmo de chegarmos a avaliar uma empresa, vale aqui uma auto-avaliação, sim, uma avaliação do seu Road Map Pessoal.....

Essas são algumas das perguntas que faço a mim mesma....sempre!

1) O mercado de trabalho
- Como está o crescimento do mercado de trabalho onde você atua?
- Qual a tendência para a tecnologia que você conhece?
- Como estão os investimentos das empresas que você trabalha e gostaria de trabalhar?
- Qual o forte: Pessoas ou Tecnologia?

2) Auto-Avaliação
- Quais os seus pontos fortes?
- Quais os seus pontos fracos?
- Qual a sua disposição para melhorar os pontos fracos?
- O que você acha de si mesmo com relação a ser um bom profissional?
- Faz alguma idéia, do que os outros pensam? E que importância você dá nisso?

3) Objetivos
- Quais os meus objetivos para daqui a 3 anos?
Lembrando: Objetivos Profissionais e Pessoais caminham sempre juntos...... Será o dinheiro, reconhecimento, um cargo diferente, chegar na empresa X, trabalhar com a tecnologia Y, ter mais e mais desafios?
Eu acho que depois que você conhece um pouco mais do mercado e de si mesmo, alguns objetivos mudam.....

4) Plano de Ação
Esse é um ponto importante: Liste agora quais as possíveis estratégias para que você alcance seus objetivos, tais como:
- Aumentar o networking, revisão de prioridades, identificação de oportunidades, cursos.....

Nesse ponto você precisa ver suas possibilidades e por onde começar, para poder efetivamente montar o seu plano de ação.

Por exemplo, se você deseja tirar uma certificação, veja algumas questões:

--> Investimento Financeiro:Quanto você vai gastar para fazer a prova, livros, simulados necessários para o estudo.
--> Investimento Pessoal: Quanto você está disposto a dedicar do seu tempo normal para realizar o seu objetivo? Lembre-se da sua vida pessoal, namorada, família, feriados....
--> Prazo: Nada pode ficar sem um prazo estipulado, isso estimula o seu cérebro a lhe dizer: Olha só... lembra-se, estamos há um mês da realização do seu objetivo!!!! "Um dia desses", "Daqui um tempo" não existem no calendário, e não dá para controlar... quando você ver, já foi!
--> Ação e Detalhamento: Nesse momento, você vai montar o seu plano de estudos, quando e onde vai estudar, alguém vai ajudar, como vai praticar.
--> Avaliação: Sim, sempre tenha em mente e no seu calendário um momento de avaliação do seu desempenho, para ver o que falta fazer..... =)

Bom... esses pontos acima, valem para vários objetivos, como fazer uma pós...... por que não? Mudar de trabalho.....

Espero que ajudem na reflexão de vocês....

Beijos e até o próximo post!























Comentários