Comunicação!Dando seu recado no ambiente de trabalho....

Está aí, um assunto que vem rodeando os livros, revistas, posts, blogs que estou lendo recentemente. A toda hora, vem a seguinte pergunta: "Será que estou me comunicando bem?"

Direto ao Assunto

Pois é, eu me vi esses dias diante da seguinte situação: Como apresentar uma idéia ao meu superior e ser bem entendida?
- Clareza: use o vocabulário correto para cada pessoa. Não precisa ser um discurso brilhante, mas sim um discurso para ser lembrado.
- Objetividade: vá direto ao assunto, ninguém precisa saber todo o processo para a formulação da idéia.
- Concentração: Foque em dizer quais os benefícios sua sugestão produzirá.

No processo de comunicação há uma via de mão dupla: Falar e Ouvir.

Sim, as pessoas escutam (entra por um ouvido e sai pelo outro fácil, fácil), mas difícil mesmo é ouvir e assimilar.
- Evite prejulgar: Ouça primeiro, deixe o outro completar a sua idéia antes de opinar.
- Guarde a informação: Sim, preste atenção, faça notas, mas não deixe a informação vazar entre os dedos.
- Interesse e Observação: Admita, todos podem ter ótimas idéias, esteja aberto a ouvi-las de forma interessada.

No detalhe

Esse assunto dá uma boa margem para discussão, mas siga seu instinto e observe os detalhes: tom de voz, postura, gestos, movimentos...
Eles podem ser um grande termômetro em um diálogo e motivarão ou não uma equipe. Tem livros sobre o assunto, comentarei num próximo post.

Escrevendo seu recado

Escrever não é falar, portanto atenção na gramática e ortografia, especialmente quando as mensagens serão enviadas para várias pessoas.
Leia, releia e veja se não está sendo ríspido demais ou simples demais, não dê margens as interpretações erradas.
Ficou na dúvida? Peça a opinião de terceiros para checar o que foi escrito.
E cuidado mais uma vez (por experiência própria), uma vez escrito e enviado, já era, não tem muitas desculpas que possam resolver um mal entendido.

Reuniões

Nem sempre elas são práticas e produtivas, então valem alguns lembretes para sempre crescermos nesse assunto.

- Apresentações: tópicos curtos, sem poluição visual, objetividade.
- Chegue preparado a reunião, aprofunde-se no assunto a ser apresentado. Afinal, nunca se sabe quando uma pergunta virá.
- Olho no olho e segurança a tira colo, se você se preparou, evitará nervosismos, problemas técnicos, perda de raciocínio.
- Atenção a postura, conversas paralelas, celulares e até mesmo notebooks. Cada empresa lida de uma forma mais ou menos maleável com essas questões, informe-se....

E para nós de informática, a comunicação nem sempre é o nosso ponto forte, portanto mais alguns itens:

- Cuidado com a sopa de letrinhas! Nem sempre todos estão preparados para compreender os termos técnicos.
- Você se considera muito técnico? Então repense e exercite seu lado não-técnico de vez em quando. Não adianta você ter um grande software/solução técnica se não souber apresentá-la ou mesmo vendê-la.
- Seje humilde, tem sempre alguém que pode saber mais do que você.
- Todo mundo pode ensinar e aprender alguma coisa, sempre!

Beijos e até o próximo post!






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