Mas TOC? TOC o quêêê?

Não..... não estou falando do TOC: Transtorno Obsessivo Compulsivo..... minha área não tem nada a ver com medicina, psicologia e afins.... =P

Estou falando de TOC - Theory of Constraints, ou como é conhecida por aqui: TOC - Teoria das Restrições do Goldratt do livro A meta (sim, esse eu quero ler).

Nessa última semana, tive a oportunidade de participar de um workshop, o TOC DAY, e assim conhecer essa filosofia, que achei interessante. Quando eu vi uma consultoria de software por trás, logo pensei, já vão querer vender serviços ou softwares..... e não é que durante a palestra só falaram do conceito de Teoria das Restrições?!?!

Para o que serve, como ser aplicada, quais áreas podem se beneficiar com os princípios básicos que fazem parte da definição de TOC.

Seguindo a idéia de: "Recursos são limitados; Resultados Não!", essa idéia já rola no mercado internacional há mais de 30 anos..... e andou dando certo por aí.

O que é restrição para você?

Normalmente as pessoas levam a palavra restrição a algo negativo, um limite. Mas não, eles usam também pensando em algo positivo, tal como uma alavanca, o que posso fazer para melhorar meu negócio?

E antes mesmo de chegar e começar a refletir no que pode ajudar nas diversas áreas (Vendas, Finanças, Processos, Operações, Projetos e etc). Dá para pensar um pouco em nós mesmos ;-)

TOC sugere um processo de melhoria contínua, é preciso Identificar e explorar o seu potencial inerente. São 3 pilares: Convergência, Consistência e Respeito.

No TOC, os 5 passos de focalização fundamentam um processo de melhoria contínua:
  1. IDENTIFICAR a restrição
  2. DECIDIR como EXPLORAR a restrição
  3. SUBORDINAR tudo à decisão acima
  4. ELEVAR a restrição
  5. SE a restrição for quebrada, VOLTAR ao início, mas não deixar que a INÉRCIA crie uma restrição
Na verdade, não vou ficar aqui explorando muito o assunto, aindo tenho bastante a refletir. Especialmente sobre a parte de Gerenciamento de Projetos (o motivo pelo qual eu quis conhecer e participar do workshop).

Entre os macro itens que rodeiam a gestão, temos: Tempo, Orçamento e Escopo. O TOC se concentra no TEMPO. Pense bem...... ele é uma das maiores causas de problemas em empresas de desenvolvimento de software...parece que as pessoas não se falam.... e algo sempre sai do planejado!

E dentro desse foco de gestão, não poderia deixar de mencionar o TPC.
O famoso Tambor, Pulmão e Corda.....
Tambor - o ritmo do projeto
Pulmão - o respiro, o que alguns chamam de 'gordura' no projeto
Corda - o esforço

Eles bem "calibrados", levam ao sucesso do planejamento.

E vão ter aqueles que vão perguntar: E o Six Sigma, o Lean e agora Teoria das Restrições??? Qual o melhor???
Eu ainda não sei.... sou uma exploradora =)
Mas tem uma artigo que li, que para quem quiser, pode conhecer mais. Além do site Heptagon, que achei por acaso mas tem boas novidades.

Beijos e até maisssssssss






Comentários

  1. Puxa, prima!!!
    Estou adorando todas as dicas: Bebidas, comidas, poesias...etc.
    Continue postando q estarei sempre por aqui, compartilhando de suas idéias!!
    Beijos
    Alessandra - Catanduva/S.J.R. Preto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ;-)