Os papéis dos profissionais de uma equipe de informática....

Na última semana, temos falado muito de papéis e responsabilidades que as pessoas assumem dentro das empresas.
É bem difícil acertar o papel de cada um nos processos.... é mudança cultural na maior parte das vezes.


Bom... essa é minha visão de alguns profissinais que existem nas equipes de informática....
E na maior parte das empresas, as pessoas acabam assumindo mais de um papel. Não é visão certa ou errrada, é como eu penso que as coisas poderiam ser para que talvez funcionassem melhor. não me levem a mal, mas todos juntos somos uma grande equipe!

Se você é um desenvolvedor/líder de equipe, esse papel afeta diretamente a vocês... nem sempre você vai encontrar um bom por aí, mas a gente chega lá =)


O Gerente de Projetos - o Administrador das pressões....

Acima de ser o chefe de todos e muitas vezes donos das verdades (que precisamos aceitar e acreditar), ele tem que ser o maior parceiro da equipe.


É ele quem tem que administrar a pressão do cliente do projeto que não foi entregue ou está atrasado....

É ele quem vai conversar com a diretoria para mostrar o quanto a equipe está bem (e quando está mal também)

É ele quem vai lidar com os coordenadores / líderes abaixo deles, cobrando retorno sem transferir completamente a pressão da empresa, mas passando a mensagem correta da importância do projeto x ou y.

Ele não precisa ser um grande conhecedor de tecnologia, mas tem que saber escolher bem as pessoas de confiança que lhe darão as informações, auxiliarão nas definições de prazos e poderão acompanhar se os profissionais estão atuando bem ou não.


Logo abaixo deles, temos os coordenadores e líderes de equipe... (para eles eu vou dedicar um post exclusivo....)

Desenvolvedores / Programadores - As engrenagens de um projeto

A parte mais difícil é a questão da responsabilidade que cada profissional irá assumir no projeto quando está atuando.

Se você está aqui nessa posição, vale a pena pensar um pouco no seu Road Map e saber se está atuando bem e se é a sua praia.

Não é fácil ser um desenvolvedor:
Tem que se atualizar tecnologicamente, sempre.
Tem que aprender a equilibrar o técnico com o interpesssoal.
Tem que ser um pouco humilde para aceitar a opinião de um profissional mais qualificado.
Tem que ter força, para quando necessário, impor a sua visão.
É uma arte de troca: ensinar e aprender.

O que é o máximo:
- Ver o seu projeto ir para produção.
- Ver o que você ensinou, sendo bem aproveitado.
- O valor/hora não é nada mal também.
- Aplicar coisas novas, quando a maioria ainda nem ouviu falar da tecnologia.
-É sim, um grande prazer desenvolver =)

Profissionais de BD - Uma estrutura organizada..?

Aqui vamos encontrar uma eterna disputa, entre aquilo que os desenvolvedores querem e os DBA's idealizam.

Brigas a parte: convenhamos, ambos tem a sua importância no Projeto, mas o que falta na maior parte das equipes é: COMUNICAÇÃO.

Quem já não ouviu um DBA dizer: "Que $@#%$@# de campo é esse que criaram?" ou "Eu não vou fazer da forma que você pediu".

E as frases dos desenvolvedores são mais populares ainda: "Aquele DBA não fez....", "Ele mudou a estrutura das tabelas sem avisar", "Colocou uma trigger que faz a mesma coisa que meu método/função".......

É, as discussões podem ser imensas........

Mas as recomendações para os desenvolvedores vale aqui também.... e sim, cabe então aos coordenadores e líderes gerenciar essa comunicação.... Se a empresa não tem documentação, padrão de nomenclaturas..... meu o trampo é grande,mas não impossível.

Analistas de Negócios - Uma voz entre tantos códigos

Em várias empresas, esse papel não existe......
E muitos desenvolvedores e profissionais de BD atuam com usuários, documentam (ou não), desenvolvem e testam....
Sim, muitas empresas, para reduzir custos, não utilizam desse profissional, mas se eles existem vale um recado:
- Eles não os donos da verdade
- Nem tudo o que os usuários pedem, podem acontecer em sistemas.
- A interpretação nem sempre são claras, então dialoguem e não disputem quem fez certo ou errado...
Não existem culpados (até que provem), mas é preciso avaliar a qualidade do trabalho de cada um... e esse não é papel do desenvolvedor ou do analista... e sim do líder de equipe.
Se uma tela não deu certo: será que foi a especificação ou foi interpretação?
Uma coisa convenhamos: os desenvolvedores podem ser técnicos demais e não uma boa voz quando tem uma apresentação para os clientes.... mas se trabalharem juntos, sairá um ótimo trabalho!.

Estagiários - Os aprendizes

Em várias empresas, não valorizam o conhecimento que o estagiário já tem e sua disposição em aprender e crescer... (ah, sim, tem uns folgados por ai, mas isso tem em todos os níveis rsrs)

Eu sou um exemplo interessante.... eu tive a oportunidade de atuar efetivamente no que fui contratada: programação em Java e agradeço muito ao meu ex-líder de equipe e hoje grande amigo.
E com o passar dos anos, pude mostrar minhas habilidades e hoje sou uma líder de equipe de desenvolvedores Java..... =) e como vários, assumi mais de um papel do que apenas programar..... mas valeu a pena.

Estagiários não são office-boys, não são revisores de texto, não são coletores de lixo.... Eles são pessoas como eu ou você, mas em início de carreira.... e podem ser daqui há algum tempo, líderes também....

E precisam sim, de alguns mentores ao longo da jornada, para aprender e escolher o melhor caminho.....se você souber ensiná-los, podem ser ótimos parceiros e dedicarem mais na empresa do que alguns sêniors por aí....

Não posso deixar de mencionar, alguns itens muito importantes: Arquitetos de Projetos e Administradores de Rede..... sem eles, muitas coisas não existiriam.... Nem sempre é fácil lidar com eles, mas são peças fundamentais para o projeto andar como um todo. Sem infra-estrutura a gente não trabalha e sem Orientação/Definição a gente não faz nada mesmoooooooooooo.....

Eu tive a oportunidade de conhecer um ótimo Arquiteto, logo falarei mais dele, pois ele atua tão bem dentro de nossa equipe que faz as coisas fluirem satisfatoriamente!!!! Por que eu o considero tão bom? Em resumo é o equilíbrio......


O mundo de informática é MUITO MUITO PEQUENO.... e dá voltas muito rápidas e a gente pode se encontrar logo logo por ai....

Bom é isso..... em breve novidades!!!!!



Comentários

  1. Os cenários foram muito bem descritos! Parabéns!
    O que me irrita um bocado é ver que as empresas cometem sempre os mesmos erros tentando cortar gastos e prazos para atrair o cliente. Seria muito melhor o comercial (onde tudo começa) mostrar que vale a pena o projeto demorar e custar mais caro tendo em vista a qualidade na entrega. Mas enfim, como vc disse: é questão de todos se comunicarem!

    ResponderExcluir
  2. Pois é.... o comercial muitas vezes se esquece de conversar com os gerentes de projetos e suas equipes e depois só comunicam que são só uns 3 meses.... fácil fácil!!
    E ai vai a fama de que informática só dá prejuízo e nunca cumprem o cronograma.....

    Obrigada por comentar!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ;-)