Avaliando uma equipe..... O que faço agora???


Olá, PessoALL!!!!

Algumas pessoas me pediram para falar um pouco mais sobre: "Avaliando a sua equipe".

Posso dizer de cara, que não é simples, e leva um tempo para 'pegar' o jeito.... É, diariamente a gente aprende alguma coisa nova, seja você já um líder, ou estando em fase de aprendizado.

É ganhando um jogo sempre, um dia atrás do outro e se acaso errar, levante a cabeça e dê a volta por cima.

Afinal, como dizem por aí: "Líderes se formam, não nascem feitos".

Bom, alguns dos itens que utilizo nas avaliações, são os seguintes:

Conhecimento Técnico:
O conhecimento técnico é percebido pelas soluções que as pessoas apresentam no seu dia a dia. Ninguém precisa reinventar a roda! Mas usar a cabeça é essencial.
Fazer um teste técnico? Muitas vezes é uma furada (decoreba ou chute de sorte), mas ajuda, quando não tem ninguém para fazer essa parte de avaliação.
Converse com o seu profissional, veja o que ele está fazendo. Ele sabe mais que você? Não se intimide, peça explicações mais detalhadas, questione a solução escolhida, as vantagens e além de você também aprender um pouco mais, você poderá sentir o quanto o profissional sabe do que está falando ou só achou a solução na internet....

Qualidades & Defeitos:
Todos temos nossas qualidades e defeitos. Esse item é meio pessoal e pode ser refinado com os superiores e pelo bem da equipe: Responsabilidade, Pontualidade, Comunicação, ser Auto-didata.... Se a pessoa é nervosa, impaciente, talvez dê para contornar com outras qualidades. O que você deve evitar: discussões desnecessárias, brigas entre a equipe,pisadas de bola feias e falta de produtividade, isso prejudica sua equipe como um todo. Observe as "laranjas podres", elas podem acabar com a sua salada de fruta. =)

Previsão e Resultados:
Todos já erramos mais de uma vez na previsão de uma entrega de tarefa....Mas conforme o profissional amadurece e ganha experiência, sua tendência é errar menos com isso.

Veja e anote a produção de cada profissional:
- Quanto tempo demorou para fazer tarefas e compare o tempo com tarefas equivalentes com relação ao outro profissional.
- Quais foram as principais dificuldades apresentadas (técnicas, negócio, tempo etc)
- Qual a maneira que o profissional encontrou a solução (pesquisa na internet, com outro profissional, testando e etc).
- O que o profissional faz de melhor.
- O que o profissional tem que aprender mais.

Acredito que esses três grandes itens auxiliam muito na avaliação da sua equipe.
E vale destacar o seguinte: Diálogo tem que ser constante entre você e sua equipe.

Se você tem boa memória, maravilha para você! Se não tem, vale a pena registrar esses e outros itens que vierem a sua cabeça. Como disse, não precisa ser nenhum software maravilhoso, mas contanto que você consiga saber como estão sendo os resultados e a produção das pessoas versus a satisfação em trabalhar.... você chegará lá.

E quando avaliar? Diariamente.
E quando comentar os resultados dessa avaliação? Sugiro quinzenalmente, vale a pena todos saberem um pouco do andar da carruagem.
Atenção: sem humilhações, seja ético e educado, sempre. Afinal, somos um grupo.

Bom,espero que aproveitem!

Beijos e até mais!









.




Comentários

  1. Algumas coisas que eu já vi e gostei:
    * perguntar sobre o que deu errado: tanto tecnicamente quanto algum projeto que não deu certo. Algo do tipo "Explique sobre seu pior projeto"...
    * E minhas perguntas preferidas: "O que você sabe de coisas não Java?". Esta sempre assusta no inicio, mas desenvolvendo a entrevista a pessoa começa a falar. Isto mostra um pouco do perfil tecnico e dos interesses pessoais. Muitas vezes gosto de pegar pessoas com conhecimentos em outras tecnologias apesar de ser para trabalhar com Java...
    Ah, parabéns pelos posts!

    ResponderExcluir
  2. É Teston!
    Essas duas questões estarão num próximo post sobre Entrevistas.... e com certeza, sempre estão na minha lista de perguntas. =)
    Nesse eu quis falar mais do dia a dia... quando o projeto está andando, como você acompanha o desenvolvimento de sua equipe.
    Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ;-)