Road Map: "O que eu vou ser quando eu crescer?"

Eu ouvi essa pergunta, 3 vezes essa semana....
Estou na área de informática desde 2004, atuando com desenvolvimento de software em Java, fui analista, líder de equipe, fiz papel de RH entrevistando candidatos para a área, programei PL/SQL do Oracle e SQL Server, tive a oportunidade de conhecer várias tecnologias: JSP, JSF, Hibernate, Spring, Scrum... e caminhando para o 4 projeto a ser implantado em produção......
Aprendi com muitos amigos, muitas das coisas que sei hoje e que me fizeram amadurecer, como pessoa e como profissional, agradeço muito! Sempre somos capazes de ensinar e aprender algo, DIARIAMENTE!
E nesse último projeto, houve uma mudança grande do que foi proposto no primeiro escopo e com a arquitetura final.... Entramos no mundo SOA, BPM, BPEL, WLI... muitos conceitos novos, para tão pouco tempo!
E como toda essa bagagem de informações eu não soube responder completamente a pergunta: "O que eu serei quando eu crescer?" Ah sim, já sou gradinha e vacinada.... não estou falando de idade!
Estou falando de carreira profissional:
  • O que quero ser daqui a 3 anos? Analista, Arquiteta, Desenvolvedora, Coordenadora... Vendedora de água de coco na praia????
  • Qual estrada devo seguir?
  • Onde devo investir meu tempo?
  • Em quais tecnologias devo investir?

O tempo passa muito rápido, a nossa profissão faz a gente correr para caramba para não ficar para trás no mercado e, assim, acabamos não planejando o nosso crescimento profissional.

Estou numa fase de reflexão... Esse post é para todos de nossa área: Parem de vez em quando e pensem aonde vocês querem chegar, podemos estar andando em círculos ou correndo para o lado errado...

Vejam o segundo Post sobre Road Map.

Um grande beijo a todos!





Comentários

  1. opa! Parabens! Boa reflexao, faço isso semanalmente, pois tenho grande preocupacao com minha carreira, tem dias que nao durmo pensando nos passos que dou, para nao ta correndo para o lado errado ou andando em circulos, sempre reservo parte do meu tempo para analisar o mercado tiro o domingo a noite normalmente.. Realmente vc mim fez reforçar mais ainda, boas perguntas..
    abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ;-)