Os benefícios do chá verde...

Camellia sinesis






Camellia O que???



Essa imagem é o arbusto da erva de nome Camellia sinesis e o Chá Verde,é um tipo de chá feito com as folhas da planta e recebe esse nome, pois essas folhas mantém sua cor após a preparação do chá, bem diferente do chá preto que escurece. Dessa mesma planta, utilizam as sementes para fazerem óleos e alguns são comestíveis....



A Camellia sinesis, pode crescer até 15 metros, mas para o chá verde, eles cultivam plantas de aproximadamente 1,5 m. Dessa mesma planta saem diversos chás, dependendo do cultivo, da secagem das folhas e mesmo preparo...Realmente é uma Arte!



Os benefícios....



A ciência vem comprovando cada vez mais suas propriedades terapêuticas e cosméticas... Não sou especialista, nem vou ficar escrevendo todos aqueles termos técnicos, mas resumidamente são:



O chá verde (tomado regularmente) auxilia na perda de peso, é laxante natural, auxilia na diminuição da taxa de colesterol, controla a pressão arterial, ativa o sistema imunológico, reduz o risco de artrose, tem ação cicatrizante, ativa o metabolismo e em pesquisas recentes, indicam ação preventiva para alguns tipos de câncer.



Comida Japonesa e Chá!



Ah, sim! E com todos esses benefícios, não dá para deixar de tomá-lo. O sabor é naturalmente amargo, não coloque açúcar e não se preocupe, pois com a comida, você nem sente tão forte....mas o constraste no paladar é inexplicável. Afinal, o chá no geral é muitíssimo popular na China e no Japão e fazendo parte da cultura, nutrição e vida saudável dos mesmos.



Eles tem tanto o uso do chá em sua cultura, que existem diversos tipos de plantio, para que a planta seja de melhor qualidade, sempre. Na plantação descoberta, tem o mais conhecido nos restaurantes: .


Bancha: É uma classe de Sencha (o mais popular no Japão) colhido entre o verão e o outono. Embora não tenha o sabor delicado, como o Sencha, é respeitado pelas suas características bem definidas, como seu sabor forte e refrescante. Ele é mais barato, e contém menos cafeína que as outras variedades.


Você encontrará outros nomes:


Plantação Coberta: Gyokuro - mais nobre e mais doce. Matchá -nobre e extremamente amargo. Kukicha -sabor leve e refrescante,o menos nobre entre os 3.

Plantação Descoberta: Sencha - a maior produção, amargo e aromático, consumido diariamente e o durante todo o dia. Genmaicha - chá com arroz?!? Tem sabor meio salgado e aroma levemente torrado. Houjicha - mais leve no sabor que o anterior, pouca cafeína. E nessa seção entra o Banchá já mencionado.

E o que é importante nisso tudo???

Quando você for se deliciar com a comida Japonesa, faça um teste e prove com os chás... Mas peça o melhor, nada de saquinho.... peça o tradicional!

Em breve falarei do saque ou sake, bem popular e outras opções que já mencionei (refri, cerveja, vinho.....)

Beijos e até mais!


Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Comentários