Aprendendo a dizer não...

Olá, PessoALL!



Esse post é sobre um assunto delicado: O momento de dizer não.



E quantos de nós não temos medo de dizer não ao nosso chefe quando ele vem pedir algo?

Ou mesmo colegas de trabalho?

Amigos e familiares também ficam na lista....



Não é fácil no mercado de trabalho tão competitivo, você dizer para um superior que não vai poder fazer o que foi pedido.... E o medo de ser demitido? De te acharem preguiçoso ou incompetente? Vixe... são tantas encanações que podem surgir que nem caberiam nesse post!



Mas algumas situações, ao meu ver, vale a reflexão do profissional que está no muro entre sim e o não....



1) Sobrecarga de Tarefas / Fora do Escopo: Às vezes é preciso refrescar a memória das pessoas ao seu redor a respeito de Número de Responsabilidades e Prioridades. Será que o que está sendo pedido aos 45 minutos do segundo tempo, da prorrogação é realmente tão importante? E tem uma questão tão importante quanto essa: Se o que está sendo pedido não fizer parte do escopo e/ou contrato, ai a conversa é certa..... ou se faz um “acordo de cavalheiros”.... um delicado sim por enquanto, ou não podemos, mas faremos rsrs

2) Qualidade no trabalho: Se a todo momento você recebe do seu colega de trabalho um trabalho mal documentado, por exemplo, não refaça o trabalho, converse com os responsáveis e exija receber o trabalho da melhor forma, e porque não apontar os pontos fracos e até se dispor a ajudar? Claro, tudo com delicadeza!!!! Nada de ir gozando da cara da pessoa, tirando sarro ou humilhando. Isso é CARTÃO VERMELHO!!!!!!!!!!!!!!

3) Ética: Putz, eu já me vi numa situação assim, onde o trabalho solicitado ia contra os meus princípios morais e éticos.... E o que fiz? Expus claramente minha opinião, dizendo ser contra o que estava sendo solicitado e se não haveria alguém para fazer no meu lugar, pois eu não faria.... é NÃO, pra sacanagem e puxada de tapete!!!!

4) Conhecimentos: Nem sempre a gente se sente tão preparado para fazer algumas tarefas. Tem vezes que é melhor dizer ao chefe (que ficará desapontado, provavelmente), que naquele momento não é capaz de fazer tal tarefa, em vez de desapontá-lo completamente por entregar um trabalho mal feito. Isso claro, lembrando aqueles casos que realmente não se tem tempo de fazer e aprender. É sempre bom o aprimoramento profissional!.

5) Reuniões e Compromissos: Se marcam uma reunião quando você tinha já outra marcada, pense bem, qual das duas é mais importante e para uma delas diga não. Você realmente não conseguirá estar em dois lugares ao mesmo tempo. =) Preferencialmente, desmarque a reunião que foi marcada depois, respeitando o compromisso anteriormente agendado.

6) Mudanças de atividades: Se você foi convidado a um cargo que não lhe interessa, seja educado e claro, ninguém precisa fazer o que não gosta. Mas cuidado para não perder os dois trabalhos =)



Bom... então, avalie se é vale a pena se stressar, arrumar médico, tomar medicamentos, fazer terapia, brigar com o mundo.... ou de forma educada e consciente, dizer não.



Beijos e até mais!


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